Então, passaram-se os 9 e, praticamente, os 10 meses. E um dos motivos que tenho para não ter registrado suas mudanças neste tempo é que quando a florzinha completou seus 9 meses, definitivamente começou a engatinhar e, com isso, sua curiosidade ficou aguçadíssima. Portanto, mamãe ficou atrás de sua pimpolha o tempo todo. Mas, não quero deixar de registrar sua principais mudanças aqui. Vai, então, um resumão:
- Como disse, engatinha pra todo lado! Se tiver apoio, sobe no sofá. E o escala até o topo se isso for possível. Sua busca é implacável por aquilo que ela mais deseja e que sempre coincide com aquilo que ela não pode ter de jeito nenhum. Mamãe já disse que não! Oba, é isso que eu quero!
- Dança, pula, bate palma, canta. Ama música! Além dos desenhos, o que mais a distrai são os dvds de músicas com shows, violões, muita mpb e rock´n roll para a Lari!
- Fica em pé sozinha por um tempo, anda com ajuda de alguém.
- Ela imita tudo que é feito para ela. Coloca o dedo na frente da boca pra fazer "xiiiii" (de silêncio), enfia o dedo no nariz (aprendeu com a prima), assopra tudo da boca pra tentar assoviar, briga com as cachorras, mostra o dedinho indicador quando perguntam quantos anos ela vai fazer, dá tchau, faz 'vem'...
- Se ela está no colo de alguém e quer vir para o meu colo e tem pessoas neste caminho, ela vai pedindo colo para todos até chegar em mim. Pede colo e olha pra mim. E vai fazendo sua ponte até conseguir o que quer...
- 3 dentes e meio estão em sua boca. Dois embaixo e um solitário dente de cima deixou seu rostinho tão engraçado por algumas semanas, mas o segundo dente já está a caminho.
Nestes dois meses, ela teve muito mais contato com seus primos de 8 meses e 6 anos e percebi que isso estimulou muito seu aprendizado. Percebi também que ela é bem sapeca e gosta muito de aventuras como um balanço de parquinho. Se existem bebês que sentem medo de serem balançados, com a Lari foi ao contrário. Ela agitava a perna querendo balançar mais. Pular na cama da tia com os primos também é a farra que ela mais ama. Às vezes fico preocupada com o serzinho que está crescendo e que vai aprontar todas, mas depois passa. Muita energia, sinal de saúde, certo? E falando em saúde, neste tempo ela teve febre, primeiro por conta dos dentes de cima (os de baixo não deu nada) e depois por uma gripinha rápida. Seu nariz ficou escorrendo por um tempo e passou. Nestes dias, foi tenso porque nem ela nem eu dormimos. Mas, fora isso, ela tem dormido muito bem, mesmo acordando ainda 2 vezes na noite pra mamar. E como mama! No peito ainda, sim! Gosta tanto de mamar que pediu peito pra tia e mamou horrores nela. Tentei dar mamadeira de novo e nem quis saber. Daqui a pouco ela fará um ano e não vai querer outro leite? Não sei como vou fazer.
Esta é, para mim, sua melhor fase. Ela interage com tudo e entende tudo que falo. E eu também consigo entender tudo o que ela quer. É uma delícia!