quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"A sustentável leveza da minha consciência"

Achei este post no blog Super Duper e amei a forma como ela expôs atitudes simples, pequenas até, diante de tanta degradação, mas importantes para deixarmos nossa consciência tranquila de que, pelo menos, estamos fazendo nossa parte. Me fez refletir sobre minhas atitudes do dia a dia. O que ando fazendo para contribuir com a natureza? Que exemplo vou dar à minha florzinha?
Minha mamãezinha é bióloga, daquelas totalmente ligadas ao Meio Ambiente. Tem até pós graduação nisso. Então, em casa, fui educada a levar sacolas para o mercado, não trazer sacolinhas de plástico de lugar nenhum (senão era bronca!), na pia do banheiro há uma mensagem colada no azulejo para sempre nos lembrarmos do não desperdício de água, o banho também era controlado, descartáveis não passavam da porta, canecas iam para todos os lugares, a ordem em casa era Reciclar, Reutilizar e Reduzir e, ainda, separávamos o lixo. Mas, não era uma simples separação. Era tirar a parte de plástico das embalagens Tetra Pak (vai vendo o trampo!), lavar TODAS as embalagens antes de irem para o lixo, incluindo as de  margarina e maionese (ecati!), embalagens de shampoo e condicionador (que é um uó para lavar!) e saquinhos que embalavam frios, por exemplo. E se o absorvente viesse envelopado, o envelope era separado também. Ai da minha mãe achar alguma coisa reciclável no lixo comum. Bronca! No começo, a gente acha tudo muito chato, mas depois acostuma e ainda estranha quando vê alguém que não faz. Você procura o lixo reciclável na casa das pessoas ou fica aflita quando vê alguém jogando o lixo reciclável no lixo comum. Como é o condicionamento da gente! Então, casei, fui morar na minha casinha e quem disse que consigo mudar isso agora???? Aqui em casa também faço as mesmas coisas que fazia na casa da minha mãe. Com exceção, é claro, das embalagens de margarina e maionese que não tenho coragem de lavar. Nestes casos, minha mãe lavava pra gente e se ela souber disso, tenho certeza que vai pedir para eu levar as embalagens para ela. Quando menos percebo, tô tirando a embalagem da pasta de dente do lixo comum que o papai jogou e separando pro reciclável. Parece que ouço minha mãe falando na minha cabeça! É incrível...
Mas, o post me deu mais algumas ideias. Nunca pensei em reutilizar a água do banho da Larissa no vaso sanitário, por exemplo. E ainda faço mais algumas coisinhas. Não jogo óleo na pia, Separo e levo onde recolhem na minha cidade. A horta de temperos já está em fase inicial. Temos as jardineiras e as sementes. E como já postei aqui, utilizo sabão em pó e alvejante que não agridem a natureza. O duro é abolir o cloro. Ainda não cheguei lá.
Acho que ainda posso melhorar e que todo mundo tem condições de contribuir com o meio ambiente. Não é difícil e a natureza agradece!


Um comentário:

  1. Hoje lembrei de você. Lógico que não sou a senhora ecologia, to muito longe disso, mas odeio carregar sacolas plásticas, e evito ao máximo de usar qualquer coisa descartável. No trabalho, tenho minha super caneca! que mantém a água geladinha inha inha.
    Fico pensando as vezes em coisas descartáveis que deveriam ser proibidas!sim,porque para os adultos, ou tem que proibir ou deixar mais caro) e para os pequenos...ah...os pequenos uma iniciação de educação.

    Beijos e saudades,
    Ju

    ResponderExcluir