quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Um bom menu e minha filha saudável

Tenho para mim que o fato de somente amamentar não basta como sinônimo de saúde para o bebê. Calma, calma! Claro que amamentar é a melhor coisa para o bebê, mas como está este leite? Se considero que tudo o que me alimento vai para o leite, logo, minha filha mama tudo o que como, certo? Daí que se eu me alimento direitinho, a Larissa vai ficar saudável, mas se começo a comer porcarias, ela vai sofrer as consequências disso. É fato!

Sempre escuto relatos de bebês que ficam facilmente doentes ou que choram muito. Apesar de opiniões contrárias, acredito que a saúde do bebê está totalmente relacionada com a alimentação da mãe. Para melhorar a saúde do bebê basta a gente melhorar a nossa alimentação. E a preocupação não deve ser só na amamentação não. Acredito que esta relação tem validade desde a gestação.

E o que é melhorar a alimentação? É almoçar e jantar uma comidinha fresca com pouca (ou nenhuma!) gordura, com legumes, verduras e carnes brancas. É evitar carnes vermelhas, embutidos e refrigerantes. É comer frutas e evitar doces. É dar preferência para os produtos orgânicos, livres de agrotóxicos. É não beber leite de vaca. É evitar remédios e beber muita, mas muita água. E nem vou mencionar a ingestão de álcool porque acredito não ter necessidade.



Fácil falar, difícil é fazer! Pois é, mesmo sabendo de tudo isso ainda peco na alimentação. Sempre dou uma escapada. Mas, também não acho que isso seja ruim. Não pode ser tão radical assim, né?! O que acho sadio é me alimentar de 3 em 3 horas e balancear a alimentação com bom senso. Como um doce (tento não exagerar!), mas como frutas antes. Procuro deixar para comer as pizzas, lanches, pastéis e afins no final de semana. Não sou fã de refrigerantes, então é fácil evitá-los. Mas, acho que se tomar um copinho no almoço de domingo não vai fazer tanto mal assim. É mexer um pouquinho na alimentação, tentar deixar a preguiça de lado e fazer um pouco de sacrifício em favor da saúde da Larissa. Ás vezes é tão mais fácil fazer aquele macarrão rapidex, só que aí me bate um peso e resolvo cozinhar um legume e fazer uma salada.

O resultado? Olha, pode ser cedo ainda pra falar, mas a Larissa não teve uma cólicazinha para contar história. Tá bem, pra não falar que nunca teve, reparei outro dia que acordei com ela se mexendo muito no carrinho de madrugada, resmungando bastante e dali um pouco ouço um pum! E foram vários depois. Logo lembrei do delicioso lanche do Mc Donald´s que tinha comido e dos golinhos de Coca que tomei. Dor na consciência. Por enquanto, a saúde dela é ótima. Não tem alergias, dores, nadica pra falar. Por isso, pretendo continuar no meu menu, fora da minha zona de conforto.

E que fique registrado, minha intenção neste post é somente expor minha opinião e tentar ajudar na reflexão sobre o assunto. Porque no final das contas, buscando a saúde do bebê, acabamos melhorando a nossa saúde também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário