sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A minha história da amamentação

Confesso que entre tudo que tentei me preparar na gravidez para a chegada da Larissa, o que mais temia nem era o parto e sim a amamentação. A dor a gente encara e o medão de não poder amamentar seu filho? Vou falar, é cada coisa que mãe tem na cabeça, é cada neurose maluca, que só nós mamães pra entender mesmo. No final das contas, o parto doeu pra burro e a amamentação foi super tranquila.
Larissa pegou o bico do peito super fácil, logo de primeira. Nem precisei correr atrás daquelas famosas conchinhas para amamentação, pois já tinha bico. É incrível como nascem com o instinto de sugar. A enfermeira me ajudou a encaixá-la, eu tensa se ia dar tudo certo e, voilà, Larissa mamou.
Acontece que o leite não desce logo que o bebê nasce. Cada mulher tem seu tempo. O meu foram 2 dias. Larissa nasceu na segunda cedo e o leite só desceu na quarta de noite. Enquanto isso, dava o peito pra ela o tempo todo para estimular e complementava com Nan (com a maior dor no coração!).
As temidas rachaduras aconteceram sim. Nosso seio não está preparado pra tanta sugação, então assa, dói muito, racha e dá desespero toda hora que o bebê tem a mínima intenção de mamar. A primeira semana foi trash, meu peito rachou e doía muito quando ela mamava. Até cheguei a passar vitamina E, mas ficava com preguiça de limpar toda hora que ela quisesse mamar e com medo dela ingerir aquilo, sei lá o que poderia provocar nela (outra neurose!). Resolvi, então, enfrentar a dor. Ficava na cabeça "Não vai doeeer, não vai! Já já passa!!!É pro bem dela!!" E assim ,meu peito foi sarando e se acostumando. Agora quando dói, já sei que a pega dela tá errada, mudo a posição e pronto!
Acho que após uns 15 dias, tive minha primeira experiência com leite empedrado. O peito fica duro em uma parte e dói pra caramba. 'Falaram' pra entrar debaixo do chuveiro quente e lá fui eu fazer esta bobeira. Pedi pro maridão pesquisar na internet pra mim e vimos que, na verdade, o leite desempedra mesmo, mas a água quente estimula ainda mais a produção de leite. Conclusão: empedrou de novo! Dá um desespero! Parece que ela mama, mama, faz força pra sugar e não sai nada. Teve uma vez que ela chegou a chorar de fome. Ai dó! Então, vimos também que o bom mesmo era compressa de água fria (que eu não fiz) e massagem. Entramos no Youtube e vimos como fazer a massagem (uma outra opção seria procurar a maternidade que o bebê nasceu que as enfermeiras ensinam como fazer). Fiz a massagem, quase chorando de dor e o leite saiu. Agora já sinto quando o leite tá querendo empedrar, aí invisto neste peito pra Larissa e já faço a massagem.
Percebi que a produção do meu leite, além de estar diretamente relacionada com a quantidade que a Larissa mama, também tem influência com a quantidade de líquidos que bebo. Líquidos quero dizer sucos e muita, mas muita água. Também percebi que o sutiã de amamentação apertava meus peitos bem naquela região que o leite empedrava. Acho que deve apertar os dutos desta região, não sei.
Sei que no primeiro mês é mais tenso porque a produção de leite está se adequando à quantidade que o bebê mama. Depois do acerto, fica tudo mais tranquilo. E é uma delícia!

2 comentários:

  1. Hj que dei uma olhadinha no seu blog muito bom, em relação a amamentação é duro mesmo, o meu aconteceu super pareciso com o seu, porem meu leite desceu logo no hospital e Isadora tbem pegou logo d primeria todos admiraram pois é super dificil isso acontecer, mas tinha muito leite e tinha medo de tirar e Isadora não estava dando conta, como ainda tenho Vó viva foi ela quem me ajudou a drenar, o meu sangrou pouca coisa... mas dava o peito chorando memso assim não desanimei, e assim Isadora mama até hoje. Amamentar é uma ligação entre mãe e filho um momento único, momento de cumplicidade, momento onde nossos elos se ligam e se fortalecem ainda mais, acho que não existe sensação melhor no mundo... MÃES AMAMENTEM SEUS FILHOS...

    ResponderExcluir
  2. Alessandra Fonseca Lucrédio30 de setembro de 2012 às 11:45

    Adorei Pri! O importante é ter em mente que depois que a dor passa, a sensação é a melhor do mundo! Não tem preço ver aquela carinha nos encarando enquanto mama! Delícia!! Parabéns pelo blog! Bjs

    ResponderExcluir